Você sabe como armazenar corretamente os medicamentos?

 


Para que o medicamento não perca o efeito esperado nem cause danos à saúde, além de estar dentro do prazo de validade, ele também precisa ser armazenado em locais apropriados. Outro detalhe importante é em relação ao descarte. O correto não é descartá-lo no ralo, pia ou lixo comum. O ideal é levá-lo até o posto de saúde ou  hospital mais próximo. Dessa forma, você cuida não só da sua saúde, mas também do meio ambiente.

Confira as nossas dicas:

Mantenha os medicamentos em lugares secos e frescos, seguros e específicos para este fim, fora do alcance de crianças e animais. Evite guardar os medicamentos com produtos de limpeza, perfumaria e alimentos.

Guarde na geladeira apenas os medicamentos líquidos, conforme orientação de um profissional de saúde. Não guarde medicamentos na porta da geladeira ou próximo do congelador. A insulina, por exemplo, perde o efeito se for congelada.

Se você utilizar porta-comprimidos para guardar os medicamentos, deixe somente a quantidade suficiente para 24 horas. Os recipientes devem ser cuidadosamente mantidos limpos e secos.

O armazenamento de medicamentos deve ser individualizado para evitar erros e trocas com medicamentos de outras pessoas.

Manuseie os medicamentos em lugares claros. Leia sempre os nomes para evitar trocas.

É importante o uso regular dos medicamentos, observando os horários prescritos.

Mantenha os medicamentos nas embalagens originais para facilitar sua identificação e o controle da validade.

Guarde os medicamentos suspensos ou antigos em local separado dos medicamentos em uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *