CUPER é referência em Urologia no Estado

Fábio Vilar, urologista do CUPER

O Hospital Maria Lucinda oferece, desde 2001, através do CUPER (Central Urológica de Pernambuco), um serviço especializado no diagnóstico e tratamento de doenças do sistema urológico. Idealizado e criado pelos seus fundadores, os médicos Salvador Vilar, Luiz Alberto Pereira, Evandro Falcão, Ricardo Corrêa de Araújo e Fábio Vilar, com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, a unidade hoje é referência em Pernambuco.

Criado há mais de 15 anos, o CUPER realiza desde o diagnóstico e tratamento de doenças mais comuns como os cálculos renais, incontinências urinárias até das doenças mais graves a exemplo do câncer de próstata. Com uma média de 60 pacientes atendidos por dia, entre adultos e crianças vindos do SUS e de convênios particulares, o CUPER consegue atender a uma faixa mais ampla da sociedade.

Segundo Fábio Vilar, urologista do setor, o Maria Lucinda precisava dar uma atenção especial a essas doenças. “Hoje atendemos pacientes com problemas comuns, mas também cuidamos de casos mais graves, como o câncer de próstata, onde tratamos a doença desde o seu início, com medidas preventivas e diagnósticos precoces, além de realizar seu tratamento, com cirurgia ou medicação”, ressaltou o médico, que fez questão de destacar a participação do CUPER na campanha internacional Novembro Azul, mês destinado à prevenção do câncer de próstata.

Fábio Vilar disse ainda que o serviço mais procurado é o tratamento contra cálculos renais. “Temos um convênio com a Secretaria de Saúde do Estado que nos torna o único serviço em Pernambuco a oferecer a Litotripsia Extracorpórea, um tratamento exclusivo que utiliza ondas mecânicas no combate a essas pedras nos rins”, enfatizou. O CUPER reúne profissionais especialistas em Urologia, Nefrologia, Oncologia, e realiza Raio-X e Ultrassom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *