Docentes e alunos de Medicina da Unicap contam com completa estrutura hospitalar no Maria Lucinda

A coordenadora do curso de Medicina, Erideise Gurgel (à direita), com alunos da Unicap

 

Pautado pela ética, qualidade e humanização desde o início de sua história, o Hospital Maria Lucinda tem desempenhado um importante papel na formação de profissionais de saúde do estado. Esse reconhecimento fez com que a instituição, conhecida como o Hospital da Família, fosse escolhida para se tornar um dos hospitais-escola do primeiro curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), instituído em 2014.

No Maria Lucinda, os docentes e alunos têm à disposição uma completa estrutura dedicada à construção dos conhecimentos teóricos e práticos necessários nas especialidades de Clínica Médica e Pediatria. Entre as novidades da parceria para 2017, está a implantação do ambulatório experimental de Clínica Médica, criado para contribuir na percepção e desempenho da função social e humanizada na atenção à saúde do paciente.

Para a Prof. Erideise Gurgel, coordenadora do curso de Medicina e uma das responsáveis pela sua implantação na Unicap, a parceria tem apresentado bons resultados. “O Maria Lucinda está conosco desde 2012, ainda na fase de montagem do projeto pedagógico. A partir daí, prosseguiram as demais etapas e seguimos desenvolvendo essa integração que tem sido um sucesso. Nossa visão, enquanto coordenação, é que os objetivos e metas estão sendo alcançados, abrindo espaço para uma futura ampliação de projetos entre o Maria Lucinda e a universidade”, disse.

Já o assessor pedagógico e professor de Medicina da Unicap, Álvaro Vieira de Mello, enfatizou que o Maria Lucinda oferece o ambiente ideal para o desenvolvimento das práticas médicas dos alunos. “O Hospital oferece um aspecto essencial e importante que é a possibilidade dos alunos, ainda no estágio inicial ao curso, terem contato com os pacientes da Enfermaria e Ambulatório de Pediatria. Através dessa iniciativa e graças à grande abertura oferecida pela direção do Maria Lucinda, os estudantes conseguem vivenciar a experiência prática e útil do trabalho médico”, destacou o docente.

Parceria – Firmado em 2012, o convênio contempla a cooperação acadêmica-prática entre a Universidade Católica de Pernambuco e hospitais administrados pelo Governo do Estado, instituições de saúde filantrópicas como o Maria Lucinda e a Santa Casa de Misericórdia; além de parcerias com policlínicas e unidades de saúde da família do Recife. Atualmente, o curso de Medicina conta com 310 alunos e tem previsão de conclusão da primeira turma no segundo semestre de 2020.

1 comentário “Docentes e alunos de Medicina da Unicap contam com completa estrutura hospitalar no Maria Lucinda”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *