Maria Lucinda, UPAs Caxangá e Nova Descoberta comemoram o Dia do Enfermeiro e do Assistente Social

Ação no Maria Lucinda

Em homenagem ao Dia do Enfermeiro e do Assistente Social, comemorados no dia 12 e 15 de maio, respectivamente, o Hospital Maria Lucinda e as UPAs Caxangá e Nova Descoberta prepararam uma semana repleta de atividades para parabenizar esses profissionais.

No Maria Lucinda, o Dia do Enfermeiro foi comemorado nos dias 25 e 26 de maio. O primeiro dia de atividades contou com ginástica laboral coordenada pela fisioterapeuta Marcela Macário, e palestras sobre Rastreio do Câncer e Acesso Venoso Central: Cuidados de Enfermagem, ministradas pela oncologista Karla Soares e a enfermeira Sumaya Emanuelly. No segundo dia, a programação contou com as palestras Tratamento/Cuidados Paliativos e Terminalidade, proferidas pela oncologista Patrícia Macedo e pela coordenadora da UTI neo-pediátrica, Jackeline Diniz, além de ginástica laboral e dinâmica de grupo. As atividades foram realizadas no Centro de Estudos da instituição.

UPA Caxangá – Na UPA Caxangá, de 12 a 19 de maio, foram realizadas diversas ações, como palestras relacionadas a temas pertinentes as duas áreas, momentos de saúde e bem-estar, homenagens, entre outras atividades. Na abertura do evento, os enfermeiros foram recebidos pela diretora-geral, a médica Josa Almeida e pela coordenadora administrativa, Geórgia Assunção, que deram as boas-vindas a todos os participantes.

Durante a ação, as coordenadoras de Enfermagem e do Serviço Social da unidade, Jaylene Egito e Edilce Barbosa, respectivamente, falaram sobre a importância das profissões no ambiente hospitalar. “Essa é a primeira vez que realizamos um evento como esse na unidade devido ao imediatismo do ambiente de pronto atendimento. Mesmo de forma simbólica e simples, estamos trazendo o melhor que pudemos para elogiar esses profissionais que se dedicam diariamente ao cuidado com o paciente”, explicou Jaylene Egito.

Já a coordenadora do Serviço Social, Edilce Barbosa, destacou a importância do evento. “Essa é uma forma de estimular o trabalho de cada um que faz a Upa Caxangá. Todos aqui têm um papel fundamental para que nossos pacientes tenham cada vez mais um atendimento melhor. Além de promover a confraternização e interação entre as equipes”, disse.

Ainda na ocasião, a assistente social Swany Ramos fez a apresentação de um caso real ocorrido, onde o serviço social foi de extrema importância para a reabilitação do paciente. E, para encerrar houve a entrega de uma premiação simbólica ao técnico de enfermagem, Graciano Medeiros, que foi escolhido pela equipe como destaque do setor.

Houve também uma confraternização e coffee break para encerrar o primeiro dia de atividades.

UPA Nova Descoberta – Na UPA Nova Descoberta, a data foi comemorada nos dias 17 e 18 de maio com uma extensa programação. No dia 17 houve apresentação de palestras sobre Alimentação do Trabalhador de Enfermagem; e Discussões acerca de Classificação de Risco. Além disso, também foi realizada uma oficina em que os participantes puderem aprender como são realizados os testes de HIV na unidade. O relato de um profissional sobre a Vivência no ambiente hospitalar também fez parte da programação. Já no segundo dia, estudantes e profissionais das áreas assistiram às palestras Segurança do Paciente, Contaminação com Material Perfurocortante, Central de Material Esterilizado, e Biossegurança na Central de Material Esterilizado. Durante os dois dias de atividades o público ainda participou de sessões de beleza, como cortes de cabelo e design de sobrancelha. Os serviços foram promovidos por duas enfermeiras da UPA. Danielle Queiroz, coordenadora de Enfermagem da UPA, ressalta a importância da realização do evento. “Devido a agitação diária em que a Enfermagem vive, muitas vezes esquecemos de cuidar de nós mesmos. A importância desse evento foi uma forma de melhorarmos nossa autoestima e cuidar e quem cuida”, declarou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *