Prevenção: adultos também precisam tomar vacinas

No período de 06 a 31 de agosto, o Ministério da Saúde (MS) vai promover a “Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo 2018”. A ação, que terá o seu “Dia D” de imunização no sábado (18 de agosto), envolverá todos os postos de saúde do Brasil e tem como alvo crianças e adultos.

A primeira dose da vacina deve ser tomada aos 12 meses; a segunda, entre 4 e 6 anos de idade – ou até os 29 anos, caso a pessoa tenha pulado o reforço. Dos 29 aos 49, a dose é única.  A partir dos 50 anos, o MS considera que a pessoa já foi exposta ao vírus.

Vale lembrar que a vacina é contraindicada apenas para gestantes, pessoas com imunidade baixa, crianças expostas ou infectadas pelo vírus HIV e pacientes com história de crise alérgica grave após aplicação de dose anterior.

Atualmente, o Ministério da Saúde preconiza cinco vacinas para adultos entre 20 e 59 anos: Hepatite B, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Dupla adulto (DT – dupla- difteria e tétano). Além dessas, são recomendadas a Influenza e as que não são obrigatórias, mas podem ajudar na imunidade, tais como a vacina contra pneumonia e meningite.

Por isso, caso você não tenha recebido alguma dessas vacinas, basta ir ao posto de saúde mais próximo e atualizar sua caderneta de vacinação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *