UPA Caxangá inaugura nesta quinta-feira, dia 28, às 15h, a horta orgânica

A instituição é a primeira Unidade de Pronto Atendimento do estado a ser beneficiada com o projeto Horta em Todo Canto, que tem à frente o governador Paulo Câmara e a primeira-dama do estado, Ana Luiza.

Estimular o cultivo e consumo de alimentos orgânicos, expandir e fortalecer ainda mais as ações de conscientização ambiental e sustentabilidade em Pernambuco. É com esse objetivo que o governador Paulo Câmara e a primeira-dama do estado, Ana Luiza, lançaram, em 2016, o programa Horta em Todo Canto. A iniciativa, que está presente em diversos espaços públicos do estado, será inaugurada na UPA Caxangá nesta quinta-feira, dia 28 de março.

Na horta da UPA Caxangá, serão cultivados diversos tipos de hortaliças, como alface verde, coentro, cebolinha, tomate cereja, quiabo, alface roxa e couve, em cinco canteiros numa área anexa à unidade de saúde.

A coordenadora Geral da UPA Caxangá, Josenilda Almeida, explica como iniciou a implantação do projeto na unidade. “Iniciamos a implementação do projeto no mês de outubro de 2017. Primeiro, nós participamos de cursos, palestras, reuniões e treinamentos. Depois iniciamos o preparo do terreno e dos canteiros, adubação, irrigação, sementeira, plantio e cuidados”, afirmou.

De acordo com a coordenadora, a primeira colheita será realizada durante a inauguração, que acontece nesta quinta-feira (28), às 15h. “Aguardamos a presença do governador Paulo Câmara; da primeira-dama, Ana Luiza; do secretário de Saúde do Estado, André Longo; do superintendente-geral da Fundação Manoel de Almeida, Luiz Alberto de Araújo e de vários gestores e amigos da instituição. Neste primeiro momento, temos quinze funcionários de diversos setores responsáveis pelo cultivo do espaço. E estamos tendo ótimas respostas dos participantes de integração, aliviando o estresse das tarefas diárias de uma unidade que recebe mais de 400 pacientes por dia. Esperamos que este projeto seja multiplicado em mais espaços públicos”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *