UPA Caxangá realiza cerca de 500 atendimentos pediátricos por mês

Administrada pela Fundação Manoel da Silva Almeida, mantenedora do Hospital Maria Lucinda, a UPA Caxangá oferece à população atendimento especializado em Pediatria para crianças de até 14 anos. Localizada no final da Avenida Caxangá, entre Recife e Camaragibe, a unidade contabiliza em média 500 atendimentos pediátricos por mês, realizados por uma equipe qualificada e humanizada, formada por 13 médicos pediatras.

A diretora médica da UPA Caxangá, Audrey Vasconcelos, explica como funciona o atendimento pediátrico da unidade. “Atendemos desde recém-nascidos até crianças de 14 anos, 11 meses e 29 dias, quando o usuário passa a ser atendido pela clínica médica. É um serviço voltado para a pediatria geral, apesar de termos pediatras especialistas na unidade. Aqui, realizamos consultas e pequenos procedimentos”.

O quantitativo de atendimentos registrou queda significativa durante a pandemia da Covid-19. Segundo Audrey, antes do isolamento social, esse número chegava a 1800 por mês. “Houve uma queda importante. No mês de março de 2020, início da pandemia, apenas 200 crianças foram atendidas no serviço, mas atualmente contabilizamos em torno de 500 por mês. No entanto, não podemos esquecer que a UPA é uma unidade de pronto-atendimento para casos moderados a graves e, para esses casos, não houve mudanças”, explicou.

Audrey Vasconcelos, que também é pediatra, destaca que muitos dos profissionais da unidade trabalham no local desde a inauguração do UPA, em 2010. “É um serviço de excelência, com pediatras dedicados à unidade e às crianças. Como pediatra, tenho muito orgulho desta equipe, que na verdade é uma junção de talentos da arte de ser médico”, ressaltou.

A diretora médica citou uma frase de Madre Tereza de Calcutá para reafirmar a dedicação e importância da equipe de pediatria da UPA. “‘Por vezes, sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota’. E nossa equipe torna o mar maior”, disse orgulhosa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *