NOSSA HISTÓRIA

O Hospital Infantil Manoel da Silva Almeida foi construído na segunda década do século e inaugurado em 09 de junho de 1929. O Comendador Manoel da Silva Almeida fez uma doação de um mil contos de réis à Santa Casa para construção de três magníficos edifícios: o Hospital para abrigar as crianças carentes, o Pavilhão denominado São José e a Casa de Saúde Infantil para crianças pagantes que ajudassem a manter o Hospital Infantil. Até então as crianças eram, em sua maioria, adotadas pelas Irmãs de Caridade da Associação de São Vicente de Paulo.

Incentivado por amigos e pelo Dr. João Rodrigues, médico e amigo, resolveu o Comendador transformar em Hospital o abrigo das crianças desvalidas. Em 16 de janeiro de 1944 foi inaugurada a Casa de Saúde Infantil Maria Lucinda (nome da esposa do Fundador), que tinha por finalidade ajudar a manter o Hospital Infantil Manoel da Silva Almeida.

Em 14 de março de 1946, quando já havia falecido o Comendador Manoel Almeida, os seus filhos e amigos solicitaram à Santa Casa a doação do terreno, pela Santa Casa de Misericórdia do Recife, onde estavam edificados os referidos edifícios e foi constituída a Fundação Manoel da Silva Almeida, que recebeu este nome como homenagem ao grande benfeitor.

O Hospital Infantil Manoel da Silva Almeida sobrevive graças à ajuda da sociedade e a renda advinda da Casa de Saúde Maria Lucinda. Atualmente o hospital é mantido pela Fundação Manoel da Silva Almeida, que vive, basicamente das receitas dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e mantém convênios com planos de saúde e serviços terceirizados que complementam os recursos necessários para suas despesas.